A microfisioterapia é uma técnica de terapia manual criada na década de 1980 por franceses consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma, sejam eles de origem física, emocional, tóxica ou biológica.
Após identificada essa causa, o corpo reconhece o agressor e faz um processo de eliminação e autocura do organismo. De acordo com a microfisioterapeuta Suellen Sousa Dias geralmente esses sintomas surgem por meios de traumas vividos por conflitos no dia a dia. “Podem ser adquiridos no trabalho ou no âmbito familiar. Se a pessoa não conseguir tratar isso de uma forma eficaz vai virando sintomas e doenças. Na microfisioterapia, através dos mapas corporais, a gente vai buscando pontos específicos onde conseguimos desbloquear os traumas, devolvendo a vitalidade e a qualidade de vida para a pessoa, que foram retirados por conflitos passados”, explica Suellen.
Como funciona uma sessão de microfisioterapia?
A sessão funciona de forma individual em que o paciente deita numa maca, usa roupas normalmente. Omicrofisioterapeuta faz micropalpações buscando no corpo do paciente os pontos que estão bloqueados de acordo com o problema que ele apresenta. Tudo isso é passado para o paciente no final da sessão. É possível inclusive estimar a data de quando começaram esses bloqueios, quando iniciaram os sintomas e quando o corpo absorveu esses conflitos. Ao mesmo tempo em que são identificados os conflitos, o microfisioterapeuta já inicia o tratamento. A maior parte dos tratamentos leva de duas a três sessões no máximo para conseguir um resultado satisfatório. Muitas pessoas já conseguem ver um bom resultado na primeira sessão. Cada sessão dura em média uma hora e meia.
O que são os efeitos pós sessão?
Depois das sessões algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais. Esses efeitos são leves como uma dor de cabeça ou algum desconforto gastrointestinal. Mas a pessoa não apresentar nenhum sintoma também não quer dizer que a sessão não apresentou nenhum efeito. O corpo responde da mesma forma, seja sentindo os efeitos colaterais ou não. O que sempre se recomenda é beber muita água e descansar, pois o corpo necessita de uma energia muito grande para devolver a vitalidade para todos os tecidos afetados.
Quem pode fazer?
Não há contraindicações. Tanto crianças quanto idosos, incluindo bebês e gestantes, pessoas de qualquer idade podem fazer a microfisioterapia.
Quais as indicações?
É indicada tanto para problemas psicológicos quanto para problemas físicos como dores no corpo, fibromialgia, depressão, ansiedade, cefaleia, rinite, sinusite, entre outros.
Qual a duração do tratamento?
O intervalo entre uma sessão e outra são espaços entre 30 e 45 dias. E é feito de 2 a 3 sessões no máximo para cada sintoma.
Na Clínica Senz, as sessões de microfisioterapia são feitas pela microfisioterapeuta Suellen Sousa Dias. Os atendimentos são realizados às quintas-feiras à tarde.