Hemangioma

O que são?

Hemangiomas ou angiomas são proliferações de vasos sanguíneos que aparecem na pele como manchas ou tumorações, usualmente avermelhadas ou arroxeadas. Os tipos mais comuns de hemangiomas são o infantil, o angioma rubi, o granuloma piogênico e a mancha vinho do porto.
Embora, em geral, os hemangiomas representem um problema unicamente estético, sangramento e compressão de estruturas podem representar um problema mais sério. É rara a transformação maligna de um hemangioma.
Podem ser superficial, médio ou profundo.
De acordo com a gravidade do caso do hemangioma , o tratamento é cirúrgico ou laser. O da Mancha Vinho do Porto é sempre feito com laser.
O tratamento a laser é prolongado, com sessões mensais.
O laser mais utilizado no tratamento de hemangioma é o Laser de Alexandrite 755nm.
Doença inflamtória crônica da pele do rosto, causando vermelhidão, ressecamento e às vezes coceira.Mais comum em adultos mulheres com idade superior a 30 anos.
Pequenos vasos dilatados e pápulas (bolinhas) podem ocorrer junto com a área vermelha e até mesmo espinhas( acne rosácea).Casos mais graves podem acarretar placas maiores na pele, nódulos e alterações oculares,como conjuntivite ou inflamação da córnea, pálpebra e iris.Nos homens o quadro mais grave pode levar ao rinofima, aumento do volume do nariz , com poros dilatados e lnódulos.
Acredita-se que há componente vascular, infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori ou até parasitas na pele (Demodex) .Pode ter fator hereditário.
O exame clínico pelo dermatologista experiente é suficiente para o diagnóstico da doença.
Fatores desencadeantes
Exposição prolongada ao sol ou frio, estresse emocional, temperaturas muito quentes ou muito frias, vento, ingestão de álcool, e de alimentos com pimenta, exercícios vigorosos, banho muito quente, cigarro, uso alguns tipos de cosméticos contendo ácidos ou alcool.
Tratamentos:
A rosácea é uma doença de curso crônico e não existe tratamento que a elimine definitivamente, e sim pode ser controlada com manutenção constante do tratamento até obter a melhora desejada.
Evitar massagear fortemente a pele: a pele com rosácea é sensível.

O tratamento a Laser NDYAG 1064 (Palomar Star Lux)é prolongado, com sessões mensais.
A idade ideal do tratamento da mancha vinho do Porto é na infância, para não desenvolver manchas maiores e tumorações vasculares na vida adulta.
Os angiomas mais frequentes são os seguintes:

hemangioma infantil: podem estar presentes ao nascimento ou surgirem até o primeiro ano de vida. São mais comuns na face e no couro cabeludo, mas podem surgir em qualquer região do corpo, inclusive órgãos internos. Apesar de costumarem crescer de forma rápida, tendem a desaparecer espontaneamente antes da puberdade. Devido a esta característica, a conduta mais comum da maioria dos dermatologistas é o simples acompanhamento destas lesões. Alguns medicamentos podem estancar o crescimento e até fazer regredir estas lesões, tais como os corticóides sistêmicos, betabloqueadores e o imiquimod tópico. Entretanto, deve ser bem analisado se os riscos e efeitos colaterais destas drogas compensam seus possíveis benefícios

angioma rubi: pequenas “bolinhas” vermelhas semelhantes a pedras de rubi que surgem principalmente no tronco de indivíduos de ascendência ibérica ao longo da idade adulta. Costumam aumentar em número e tamanho ao longo dos anos.

mancha vinho do porto: como o nome diz, são manchas cores de vinho do porto ou salmão, localizadas com maior frequência na face. Apesar de não representarem um problema além da estética, se o paciente decidir que deseja removê-la, o laser costuma ser a melhor opção.