O que são Hemangiomas?

Hemangiomas ou angiomas são proliferações de vasos sanguíneos que aparecem na pele como manchas ou tumorações, usualmente avermelhadas ou arroxeadas. Os tipos mais comuns de hemangiomas são o infantil, o angioma rubi, o granuloma piogênico e a mancha vinho do porto.

Embora, em geral, os hemangiomas representem um problema unicamente estético, sangramento e compressão de estruturas podem representar um problema mais sério. É rara a transformação maligna de um hemangioma.

Podem ser superficial, médio ou profundo.

De acordo com a gravidade do caso do hemangioma , o tratamento é cirúrgico ou laser. O da Mancha Vinho do Porto é sempre feito com laser.

O tratamento a laser é prolongado, com sessões mensais.

O laser mais utilizado no tratamento de hemangioma é o Laser de Alexandrite 755nm.

Doença inflamtória crônica da pele do rosto, causando vermelhidão, ressecamento e às vezes coceira.Mais comum em adultos mulheres com idade superior a 30 anos.

Pequenos vasos dilatados e pápulas (bolinhas) podem ocorrer junto com a área vermelha e até mesmo espinhas( acne rosácea).Casos mais graves podem acarretar placas maiores na pele, nódulos e alterações oculares,como conjuntivite ou inflamação da córnea, pálpebra e iris.Nos homens o quadro mais grave pode levar ao rinofima, aumento do volume do nariz , com poros dilatados e lnódulos.

Acredita-se que há componente vascular, infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori ou até parasitas na pele (Demodex) .Pode ter fator hereditário.

O exame clínico pelo dermatologista experiente é suficiente para o diagnóstico da doença.

Fatores desencadeantes

Exposição prolongada ao sol ou frio, estresse emocional, temperaturas muito quentes ou muito frias, vento, ingestão de álcool, e de alimentos com pimenta, exercícios vigorosos, banho muito quente, cigarro, uso alguns tipos de cosméticos contendo ácidos ou álcool.

Quais os tratamentos?

A rosácea é uma doença de curso crônico e não existe tratamento que a elimine definitivamente, e sim pode ser controlada com manutenção constante do tratamento até obter a melhora desejada. Evitar massagear fortemente a pele: a pele com rosácea é sensível.