O que é Gordura localizada?
Gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em determinadas áreas do corpo. Os locais de distribuição da adiposidade acumulada no organismo varia conforme a pessoa. Algumas pessoas acumulam gordura na região abdominal e outros na região do quadril. O grau de adiposidade de uma pessoa depende de vários fatores, entre eles destacam-se os genéticos e o tipo de alimentação. Outros fatores externos como a má postura e o sedentarismo também induzem ao acúmulo de gordura.
Os depósitos de gordura localizados em determinadas regiões do organismo são difíceis de serem corrigidos por regimes alimentares ou exercícios. Exemplos deste tipo de adiposidade incluem a gordura acumulada na região abdominal inferior e na região dos quadris (culotes) e coxas.
Quais as causas da Gordura Localizada?
A distribuição da lipodistrofia localizada ocorre de maneira diferenciada no homem e na mulher, por questões hormonais ligadas ao sexo. A mulher passa por fases de alterações hormonais em sua vida, que incrementam a duplicação de células gordurosas. A primeira destas fases é a puberdade, que induz a duplicação das células gordurosas que se depositam sobre abdômen, flancos, quadril, coxas, joelhos e mamas, conforme a carga genética, desenvolvendo as características sexuais secundárias da mulher.
A segunda fase acontece na gravidez, quando a interferência hormonal proporciona a duplicação de células gordurosas. Com o avanço da idade, se a mulher aumenta seu peso corporal, o volume dos adipócitos aumenta e mais gordura é acumulada em depósitos localizados.Os homens apresentam menor incidência ao acúmulo de gordura localizada, porém, quando isto ocorre, geralmente é na região abdominal e apresenta grande correlação com as doenças cardiovasculares .
É possível eliminar a gordura localizada?
A gordura localizada é uma das maiores vilãs de quem deseja ficar em boa forma. Áreas como cintura, barriga, coxas, bumbum e braços são os locais em que a gordura mais gosta de se estabelecer e isso incomoda muita gente.
A melhor maneira de perder gordura é sempre através de exercícios físicos e uma dieta equilibrada. Porém, a gordura localizada é mais difícil de alcançar. Isso porque quando você faz exercícios e tem uma alimentação especial para perda de peso, o corpo irá queimar gordura como um todo e nunca irá focar em apenas uma região.
Quais os tratamentos indicados para Gordura Localizada?
Lipoaspiração assistida a laser ou assistida por ultrassom
Com a tecnologia, vão surgindo métodos de tratamento para gordura localizada cada vez menos invasivos. Esse é o caso da lipoaspiração a laser . Trata-se de um método recente aprovado pela FDA (Food and Drug Administration – Órgão que Regulamenta práticas relacionadas com alimentos, fármacos e procedimentos de saúde em geral nos Estados Unidos), que é bem semelhante à lipoaspiração tradicional, mas menos invasivo.Esse procedimento também é um método cirúrgico, mas que normalmente não precisa de anestesia. Porém, o método pode gerar algumas dores ou hematomas por alguns dias após o tratamento. O procedimento consiste em aplicar o laser na parte profunda da gordura para tentar destruir as células adiposas. Ao alcançar o alvo, o laser seria o responsável por tornar a gordura líquida e mais facilmente removida. O laser também atua nas camadas superiores da pele estimulando a produção de elastina e colágeno para diminuir o aspecto flácido que pode ser observado.
A remoção da gordura é feita apenas no final do procedimento através de cânulas inseridas na pele para esse fim. Também pode ser preciso algumas sessões de drenagem linfática para remover quaisquer excessos de fluidos no organismo.É um método interessante que causa menos dor, promove uma recuperação mais rápida e é menos invasivo do que uma lipoaspiração comum. Outro método parecido utilizado é a lipoaspiração assistida por ultrassom. Nesse caso, ondas ultrassônicas são aplicadas na região para romper as paredes celulares das células de gordura, tornando-as líquidas e facilitando a remoção, assim como na cirurgia a laser.
Quais os tratamentos não cirúrgicos?
Lipocavitação
A remoção de gordura localizada por ultrassom é uma técnica não invasiva que usa ondas ultrassônicas de baixa frequência e alta energia para “quebrar” as células de gordura. Cerca de três ou quatro sessões são necessárias para alcançar um bom resultado.Chamado em algumas clínicas estéticas de cavitação, ultrassom ou ultracavitação, esse tratamento para gordura localizada faz com que as células adiposas sejam destruídas. Isso ocorre devido à alta energia gerada pelas ondas de ultrassom que geram uma vibração nas células de gordura até que elas sejam destruídas.Para que ocorra a eliminação natural dessa gordura localizada do organismo, é possível que o profissional faça massagens linfáticas para facilitar a saída da gordura.
Radiofrequência
A radiofrequência é uma técnica que emite ondas de frequências baixas com alta energia usada para remover a gordura localizada. Ela funciona promovendo o aumento da temperatura da pele e dos tecidos musculares até cerca de 40ºC. Esse aumento da temperatura é capaz de quebrar as células adiposas, facilitando sua eliminação pelo organismo.Podem ser necessárias várias sessões para observar os resultados e sessões adicionais de massagens ou drenagens linfáticas para remover a gordura. Também é indicado que a pessoa pratique exercícios de alta intensidade após as sessões, pois isso irá facilitar a queima das células de gordura danificadas.
Criolipólise
Ao contrário da radiofrequência, a criolipólise aposta nas baixas temperaturas. A criolipólise é uma técnica que submete a pele à baixas temperaturas (cerca de 10ºC). Essa temperatura baixa é responsável por destruir as células de gordura localizada, facilitando a remoção da mesma através do próprio sistema linfático do organismo.Essa é uma técnica eficaz porque a baixa temperatura causa a morte celular das células gordurosas. Para facilitar a remoção da gordura “morta”, é importante praticar atividades físicas ou sessões de drenagem linfática.