A flacidez é caracterizada pela falta de fibras de sustentação da pele, o colágeno e a elastina. Existem dois tipos de flacidez, a muscular e a dérmica. A flacidez muscular é profunda e mais difícil de ser tratada, pois aparece em decorrência do desgaste das fibras de sustentação dos músculos.

Já a flacidez dérmica apresenta uma mera desorganização dessas fibras.

O que causa a Flacidez?

Dentre as principais causas da flacidez está o envelhecimento da pele. Com o passar do tempo, começamos a produzir menos colágeno e elastina, proteínas que dão vigor e rigidez ao tecido cutâneo. O cigarro e as bebidas alcoólicas também são responsáveis pela perda de elasticidade da pele. Já no caso de alterações hormonais, decorrentes de processos como obesidade e gravidez, o aparecimento de estruturas flácidas se dá principalmente em razão das mudanças de peso muito bruscas.

Quais os tratamentos para Flacidez?

Você pode prevenir a flacidez, desenvolvendo alguns hábitos saudáveis para a saúde e a beleza. Como já mencionamos, não praticar exercícios físicos e ter uma má alimentação contribuem para agravar a flacidez, por isso invista em uma alimentação balanceada. Alimentos com antioxidantes, como leites cereais e peixes, ajudam a manter a pele firme. Outra dica é praticar atividades físicas regularmente, como pilates e musculação, que estimulam o tônus muscular e a diminuição do tecido adiposo. Isso é importante porque a gordura pode esconder um músculo tonificado, ocasionando a flacidez.Assim, você também consegue evitar a variação de peso e o efeito sanfona, que deixa a pele flácida e pode causar estrias.

Hoje em dia, já existem diversos dermocosméticos e tratamentos que te ajudam a combater a flacidez da pele com o uso de radiofrequência, já que o calor nos ajuda a produzir colágeno. A temperatura atingida no tratamento contrai as fibras existentes, diminuindo a flacidez. Outros tratamentos eficazes são preenchimento com ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio, além do laser de CO2 não ablativo. E tratamentos com ultrasom micro e macrofocado que atualmente tem tido um dos melhores resultados na área com aparelhos como o ultraformer e ulthera.