O que são Estrias?

As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.

O aspecto das estrias iniciais são lesões lineares rosadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas e, na fase tardia, brancas com espessura e largura variáveis, sendo mais frequentes nas nádegas, coxas, abdome e costas.

Quais as causas das Estrias?

Não se sabe a causa, mas geralmente essas lesões aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele que desencadeia uma inflamação e depois rompimento das fibras elásticas e colágenas. Podem ocorrer em situações como: crescimento rápido durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo), gravidez, obesidade, uso

prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis e anorexia nervosa.

Qual o tratamentos para Estrias?

Embora o processo não possa ser revertido, atualmente existem tratamentos capazes de amenizar a aparência das estrias, tornando-as praticamente imperceptíveis. As opções são variadas, como o uso de produtos com ácido retinoico; procedimentos como peeling; e o laser fracionado que amenizam as estrias com a cicatrização do tecido após ser lesado.