O que são Hemangiomas?
Hemangiomas ou angiomas são proliferações de vasos sanguíneos que aparecem na pele como manchas ou tumorações, usualmente avermelhadas ou arroxeadas.
É uma doença inflamtória crônica da pele do rosto, causando vermelhidão, ressecamento e às vezes coceira. Mais frequente em mulheres com idade superior a 30 anos.
Os tipos mais comuns de hemangiomas são:
- infantil;
- angioma rubi;
- granuloma piogênico;
- mancha vinho do porto.
Podem ser superficial, médio ou profundo.
Embora, em geral, os hemangiomas representem um problema unicamente estético, sangramento e compressão de estruturas podem representar um problema mais sério. É rara a transformação maligna de um hemangioma.
De acordo com a gravidade do caso do hemangioma, o tratamento é cirúrgico ou laser. O da Mancha Vinho do Porto é sempre feito com laser.
O tratamento a laser é prolongado, com sessões mensais.
No tratamento de hemangioma usamos uma combinação de lasers vasculares de acordo com a avaliação de cada paciente e selecionamos o laser ideal.
Pequenos vasos dilatados e pápulas (bolinhas) podem ocorrer junto com a área vermelha e até mesmo espinhas (acne rosácea). Casos mais graves podem acarretar placas maiores na pele, nódulos e alterações oculares, como conjuntivite ou inflamação da córnea, pálpebra e iris. Nos homens o quadro mais grave pode levar ao rinofima, aumento do volume do nariz, com poros dilatados e lnódulos.
Acredita-se que há componente vascular, infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori ou até parasitas na pele (Demodex). Pode ter fator hereditário.
O exame clínico pelo dermatologista experiente é suficiente para o diagnóstico da doença.
Fatores desencadeantes
Exposição prolongada ao sol ou frio, estresse emocional, temperaturas muito quentes ou muito frias, vento, ingestão de álcool, e de alimentos com pimenta, exercícios vigorosos, banho muito quente, cigarro, uso alguns tipos de cosméticos contendo ácidos ou álcool.