Introdução
A acne ativa pode ser um desafio para muitas pessoas, afetando não apenas a saúde da pele, mas também a autoestima. Neste artigo, exploraremos de forma abrangente o procedimento destacado: o tratamento da acne ativa. Desde a compreensão dos fundamentos até a abordagem multifacetada e depoimentos de sucesso, este guia visa informar e inspirar aqueles que buscam uma pele saudável e radiante.
O que é Acne Ativa?
Acne é um problema dermatológico comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente em sua juventude.
Quais as causas da Acne Ativa?
Suas principais causas são desequilíbrios hormonais ligados à infecção por bactérias. Essa condição faz com que as glândulas sebáceas comecem a secretar sebo mais do que o normal e este sebo obstrui os poros, tornando-os ideal para a colonização por bactérias do gênero bactéria Propionibacterium acne, formando as pápulas que dão o aspecto doente a pele.
Como evitar a Acne Ativa?
O primeiro mandamento para quem tem acne é nunca espremer os comedões, pois a bactéria presente nas unhas pode piorar a infecção da pele, além de causar as terríveis manchas.
Não tomar banho com água muito quente para não dilatar os poros, não friccionar a pele com bucha e não lavar a área atingida várias vezes ao dia, para não ter o efeito rebote de aumento da secreção sebácea.
Evite também o consumo exagerado de alimentos gordurosos como frituras e chocolate. Outro cuidado é não se expor ao sol. Ao contrário do que muita gente pensa, tomar sol não ajuda a secar as espinhas. O sol pode gerar novas lesões ao aumentar a transpiração e a secreção sebácea, piorar a inflamação e causar manchas na acne já existente.
Tratamentos indicados para Acne Ativa?
A acne também pode se manifestar na fase adulta, mesmo que a pessoa não tenha tido o problema durante a adolescência. Isso ocorre devido a distúrbios hormonais ou certos tipos de medicamentos. Já em adolescentes, a causa é o aumento da produção dos hormônios sexuais.
Temos várias opções de tratamento seja leve, moderado ou grave.O primeiro mandamento para quem tem acne é nunca espremer os comedões, pois a bactéria presente nas unhas pode piorar a infecção da pele, além de causar as terríveis manchas.
Outras dicas são não tomar banho com água quente para não dilatar os poros, não friccionar a pele com bucha e não lavar a área atingida várias vezes ao dia, para não ter o efeito rebote de aumento da secreção sebácea. Evite também o consumo exagerado de alimentos gordurosos como frituras e chocolate.Outro cuidado é não se expor ao sol.
Ao contrário do que muita gente pensa, tomar sol não ajuda a secar as espinhas. O sol pode gerar novas lesões ao aumentar a transpiração e a secreção sebácea, piorar a inflamação e causar manchas na acne já existente.
A acne também pode se manifestar na fase adulta, mesmo que a pessoa não tenha tido o problema durante a adolescência. Isso ocorre devido a distúrbios hormonais ou certos tipos de medicamentos. Já em adolescentes, a causa é o aumento da produção dos hormônios sexuais. O tratamento é indispensável em qualquer caso.