As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.
O aspecto das estrias iniciais são lesões lineares rosadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas e, na fase tardia, brancas com espessura e largura variáveis, sendo mais frequentes nas nádegas, coxas, abdômen e costas.
Tipos de Estrias
Existem três tipos de estrias, as vermelhas ou arroxeadas, as brancas superficiais e estreitas, e as brancas profundas e largas. Conheça cada uma delas.
Vermelhas: são mais recentes e portanto as mais fáceis de tratar, pois ainda há sangue circulando no local e o tecido não foi totalmente prejudicado.
Roxas: Já estão mais adiantadas no processo inflamatório que compromete os tecidos. Elas passaram por uma ruptura recente de pele. Tendem e cicatrizar e ficar esbranquiçada.
Brancas: São as mais antigas e difíceis de reverter o processo. Podem ter um aspecto enrrugado em decorrencia da redução de melanina responsável pela pigmentação da pele.
Causas das estrias
A nossa pele possui propriedades elásticas que a tornam capaz de esticar e encolher de acordo com o crescimento de cada pessoa.
Mas essa flexibilidade tem um limite. Uma rápida e exagerada distensão da pele provoca as lesões que são conhecidas como estrias.
As estrias surgem nas áreas sujeitas a contínuo e progressivo esgarçamento. Ao serem esticadas demasiadamente, as fibras elásticas da pele sofrem lesões que provocam cicatrizes.
Situações que mais provocam estrias
– Ganhar peso rapidamente: é comum provocar estrias no abdômen e no quadril.
– Gravidez: pode provocar estrias nos seios e no abdômen nos ombros de pessoas.
– Rápido ganho de massa muscular: provoca estrias nos ombros.
– Estirão puberal: costuma provocar estrias nos quadris e coxas. Nas meninas podem surgir estrias nos seios.
– Os adolescentes e as grávidas são os grupos com maior risco; 70% das adolescentes mulheres e 40% dos adolescentes homens desenvolvem estrias nesta época da vida.
– Nas grávidas a ocorrência de estrias é ainda maior, chegando a 90%. Quanto maior o peso do bebê, maior o risco de surgirem estrias na barriga.
Fatores genéticos também são importantes; algumas pessoas têm mais facilidade em desenvolver estrias que outras. Se um parente próximo tem estrias, as suas chances de também tê-las são grandes.
Cuidados para evitar as estrias
– Mantenha uma alimentação balanceada;
– Não esqueça de manter a pele sempre hidratada;
– Evite a oscilação de peso;
– Pratique atividades físicas frequentemente;
– Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
– Faça massagens frequentemente.
Tratamento das estrias
Embora o processo não possa ser revertido, atualmente existem tratamentos capazes de amenizar a aparência das estrias, tornando-as praticamente imperceptíveis.
As opções são variadas, como o uso de produtos com ácido retinoico; procedimentos como peeling; a luz pulsada e o laser fracionado que amenizam as estrias com a cicatrização do tecido após ser lesado.
A Clínica Senz oferece 3 linhas de tratamento, que serão aplicados dependendo do tipo e da profundidade das estrias. Conheça.
Laser Co2 : Indicado para tratar as estrias brancas mais profundas, o laser co2 é considerado o padrão ouro para amenizar este tipo de problema. Como as linhas são causadas pela ruptura das fibras de colágeno e elastinas, o objetivo do tratamento é restaurar essas estruturas. O laser de CO2 faz microperfurações, que agridem a pele. No processo natural de cicatrização, há a contração e a formação de novas fibras, que vão atrofiar e suavizar a textura das estrias. Clique aqui e saiba mais sobre este tratamento.
Laser Erbium Yag: utiliza o mesmo conceito do tratamento de laser CO2 para tratamento das estrias apostando na cicatrização, é um procedimento menos invasivo. Combina indicações de tratamentos ablativos e coagulativos em pulso duplo que atuam na reestruturação das fibras de colágeno, suavizando a textura das estrias. Clique aqui e saiba mais sobre este tratamento.
Já a luz pulsada IPL-SQ é indicada para o tratamento das estrias mais recentes, as vermelhas, que ainda não passaram pela ruptura do tecido. Clique aqui e saiba mais sobre este tratamento.