Diferente do que muitas pessoas pensam, a acne não é um problema exclusivo de adolescente. Espinhas e cravos também aparece em adultos, especialmente em mulheres dos 20 aos 40 anos. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 56% dos brasileiros são afetados pela acne na fase adulta.
E o problema pode aparecer até em quem não o enfrentou na puberdade. De acordo com a fisioterapeuta, diretora técnica da Sul Laser e proprietária da Clínica Senz, Caroline Scoz Alves, a acne ativa na fase adulta exige cuidados redobrados, multidisciplinar, que combinam tratamento clínico, estético e do paciente.
“É um tratamento completamente multidisciplinar, para que a gente consiga de fato atingir o melhor resultado. E nós dependemos muito do paciente. Porque não é apenas o que é feito na clínica, mas também os cuidados que o paciente toma em casa também irá impactar no resultado”, afirma.
Tratamento
– Primeiramente é feita uma avaliação prévia do paciente para o profissional de saúde entender as causas da acne;
– O profissional pode fazer uma combinação medicamentosa, oral e tópica;
– Antes de se iniciar os procedimentos estéticos é feita uma limpeza de pele no paciente.
Indicações para Acne Ativa
– Laser diodo para ressecamento da pele;
Indicações para manchas ou cicatrizes
– Laser q-switched;
– Co2;
– Luz pulsada;
– Erbium.
Número de sessões
– Atendimento semanal inicial de no mínimo 10 sessões,
– Redução para atendimento quinzenal, mensal e manutenção a cada trimestre.
Dieta
A dieta é muito importante no tratamento. A alimentação do paciente pode aumentar ou diminuir a oleosidade da pele. É importante evita doces, frituras e proteína gorda. Estes tipos de alimento tendem a aumentar a incidência de acne, mesmo que o paciente não tenha problema com acne.