Varizes, vasinhos de perna e até mesmo vasos faciais. Para muitas pessoas, estes problemas incomodam só a parte estética, para outros podem causar dores, desconforto e problemas circulatórios. Mas você sabe o que significa cada um deles?
Varizes
As varizes são veias dilatadas e insuficientes. É mais comum afetarem as pernas e pés. A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes.
De maneira menos comum, as varizes podem ser um sinal de um problema mais grave, que incluem: coágulos de sangue ou bloqueio nas veias; veias profundas danificadas; vasos sanguíneos anormais (fístulas arteriovenosas) e tumores (muito raramente).
Estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) indicam que cerca de 38% dos adultos convivem com varizes. Entre as mulheres a incidência é ainda maior, são 45% delas que convivem com este problema. Nas mulheres mais velhas, com 70 anos de idade, a incidência aumenta para 70% para problemas conhecidos como insuficiência venosa crônica.
Vasinhos de perna e faciais
Os vasos de perna, ou telangiectasias, também são chamados de aranhas vasculares. São definidos como pequenos vasinhos de cores vermelha ou roxa, que se formam na superfície da pele das pernas. Eles também podem aparecer no rosto, mais frequentemente no nariz, e nas regiões do colo e pescoço. São mais comuns em pessoas de pele mais clara.
Como a própria definição já indica, estes vasinhos se parecem com teias de aranha. Não chegam a provocar problemas maiores de saúde, mas incomodam esteticamente. A principal diferença entre os vasinhos e as varizes é o tamanho. Os vasinhos possuem entre 1 e 3 mm, sendo mais superficiais, enquanto que as varizes são maiores de 3 mm e afetam vasos sanguíneos maiores e mais profundos.
A fisioterapeuta, diretora técnica da Sul Laser e proprietária de Clínica Senz, Caroline Scoz Alves, ressalta que um vasinho de perna não pode virar variz. “Isso porque um vasinho já atingiu o seu ponto ou tamanho máximo. O que pode ocorrer é a pessoa ter ao mesmo tempo vasinhos de perna e varizes. Por isso é sempre importante fazermos uma avaliação do paciente”, ressalta.
Varizes | Vasos de Pernas | Vasos Faciais | |
Definição | Veias dilatadas ou insuficientes | Pequenos vasos de cores vermelhas ou roxas | Aparecem no nariz, colo ou pescoço |
Onde ocorre | Pernas e pés | Pernas e pés | Nariz, colo ou pescoço |
Sintomas | Queimação, inchaço, coceira, dor e ardor | Não costumam apresentar, eventualmente causa queimação. | Não costumam apresentar, eventualmente causa coceira e dor. |
Tratamento adequado | Laser Long Pulse, Etherea-MX | Laser Long Pulse, Etherea-MX | Palomar Star Lux 300 Max G e Luz Pulsada IPL-SQ |
O que são vasinhos de pernas?
Como já mencionamos, os vasinhos de perna também são conhecidos como telangiectasias e chamados de aranhas vasculares. São condições benignas e frequentemente acompanham veias e varicosas.
Gravidez, aumento de peso, vida sedentária, uso de pílulas anticoncepcionais e cigarro também favorecem o seu aparecimento. Cabe ressaltar que o problema é meramente estético e não traz nenhum risco à saúde.
O que são vasinhos de face?
A telangiectasia no rosto ou vasinhos de face, também conhecidos como aranhas vasculares, surgem como pequenos vasinhos vermelhos no rosto, especialmente em regiões mais visíveis como o nariz, os lábios ou as bochechas. Pode atingir também o colo e pescoço. Geralmente não apresenta sintoma, mas pode apresentar ligeira sensação de coceira ou dor.
As causas deste problema não são conhecidas e esta condição é benigna e não traz risco à saúde. Tem algumas doenças mais raras como a rosácea, doenças do fígado ou telangiectasia hemorrágica hereditária.
As causas não são totalmente conhecidas, mas incluem: exposição solar, envelhecimento da pele natural, condições genéticas, excesso de peso e obesidade, excesso no consumo de bebidas alcoólicas, uso de anticoncepcional, traumatismos e exposição prolongada ao calor ou frio.
Qual o tratamento mais indicado?
- O Laser Long Pulse, da plataforma Etherea-MX, é indicado para tratar micro varizes e lesões vasculares de pernas e de face.
- São indicadas de 1 a 4 sessões dependendo da extensão da área a ser tratada, da profundidade dos vasos e do tipo de lesão.
- O desaparecimento é imediato e temporário dos vasos, com mudança de coloração. O desaparecimento completo ocorre de forma gradual nas semanas seguintes ao tratamento.
Durante o tratamento existe uma sensação de aguilhoamento, ardor ou aquecimento concentrado durante o disparo.
- Após o tratamento é necessário usar meias compressivas ou métodos de tratamento equivalentes; usar cremes ou loções calmantes prescritos pelo profissional responsável pelo procedimento.
- Não é necessário tempo de recuperação, o retorno é imediato às atividades normais.
Clique aqui para saber mais sobre este tipo de tratamento.
Outros tratamentos
- O Palomar Star Lux 300 Max G trata lesões vasculares da face. É um tratamento de luz pulsada que oferece resultados para uma ampla variedade de tipos de pele. É indolor e com baixo downtime relativo.
Clique aqui para saber mais sobre este tipo de tratamento.
- A Luz Pulsada IPL-SQ é outro tratamento indicado para lesões vasculares do tipo telangiectasias em geral e da face.
Clique aqui para saber mais sobre este tipo de tratamento.